O Plano de Contas é a estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração financeira da empresa, com a finalidade de mantê-la ordenada e assim obter, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.


Ele deve ser tão detalhado quanto for o interesse da empresa. Não existem regras que estabeleçam o número máximo ou o número mínimo de contas que deve conter um plano de contas. É preciso que se saiba, todavia, que o plano de contas deve ser suficientemente elástico para permitir a inclusão de novas contas, sempre que elas se fizerem necessárias.


Para cadastrar um plano de contas no Prosystem, acesse no Admin Retaguarda: Auxiliares > Financeiro > Plano de Contas. A Seguinte tela será exibida:



Para criar um novo registro, clique em "Novo" e informe os dados. Veja exemplo abaixo:



Basicamente para o funcionamento do controle financeiro, devemos preencher os seguintes campos:


  • Conta: Informe o número do plano de contas, tenha a cautela de dar sequência no ultimo código utilizado naquela divisão.
  • Descrição: Informe a a descrição que se adaptar melhor a realidade de sua empresa.
  • Movimento: Especifique se é um débito ou crédito.
  • Conta de Resultado: Apenas marque essa opção, quando esse plano de contas tiver outras sub-divisões e você queira que ele somente totalize os valores.