Ao emitir uma NFe para um consumidor final de outra UF, pode ser que você se depare com a mensagem de rejeição da SEFAZ: Grupo de ICMS Interestadual para a UF de destino deve ser informado na operação interestadual de venda a consumidor final. Para emitirmos uma NFe no Prosystem, algumas informações devem ser preenchidas previamente.


1º Passo: Devemos saber a alíquota de ICMS praticada na UF de destino. De posse dessa informação, devemos informar a UF e a alíquota em Auxiliares > Fiscal-Tabelas > UF-Alíquotas. Veja exemplo de emissão de uma NFe do ES para MG:




2ª Passo: Devemos saber qual alíquota de ICMS vamos utilizar na emissão dessa NFe. Essa informação pode ser consultada na internet ou com orientação da contabilidade. Na internet existem várias tabelas que mostram a alíquota da UF de origem e a alíquota da UF de destino. No final desse manual disponibilizamos uma tabela atualizada com as alíquotas. De posse dessa informação, basta informar essa alíquota no item em Produtos > Movimentação com a devida base de cálculo e valor de ICMS.



A seguir veja uma tabela que pode ser consultada com as alíquotas de ICMS da origem e do destino. A alíquota destacada em azul, é a praticada dentro da UF. Identifique qual a UF de origem e siga na linha horizontal até encontrar a coluna da UF de destino com a alíquota a ser utilizada na emissão da NFe.