O Prosystem Gerencial foi desenvolvido para facilitar o dia a dia de sua empresa, automatizando os processos e garantindo assim uma maior confiabilidade no resultado final. Com o Gerencial, você tem acesso diretamente na SEFAZ, possibilitando assim, visualizar todos os documentos que foram emitidos conta o CNPJ de sua empresa! Ainda é possível pelo gerencial realizar o manifesto desses documento, ou seja, você pode informar ao fisco se você tem ciência sobre a emissão daquele documento. Veja a seguir como é fácil visualizar as notas que foram emitidas para o CNPJ da sua empresa:


Ao informar o seu login e senha para abrir o Gerencial, clique em "NF-e Disponíveis". A seguinte tela será exibida:



Primeiramente, você deve clicar no botão "Sincronizar" para que o sistema conecte na SEFAZ e baixe todos os documentos que foram emitidos para sua empresa. Após isso, é necessário que você realize o manifesto dessas notas, ou seja, você precisa informar ao fisco, se você tem ou não ciência da emissão desse documento. Vamos pegar como exemplo, essa nota que está destacada da PANPHARMA. Basta clicar com o botão direito em cima dela e selecionar a opção "Realizar Manifesto". Uma tela será exibida com as opções:


Veja abaixo o detalhamento de cada uma delas:

  • Ciência da Emissão: Neste evento, o destinatário declara ter ciência sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ, mas não possui elementos suficientes para apresentar a sua manifestação conclusiva sobre a operação citada. O registro deste evento libera também a possibilidade da empresa efetuar o download da NF-e, conforme especificado no “Serviço de Download das NF-e Confirmadas”.
  • Confirmação da Operação: O evento de “Confirmação da Operação” pelo destinatário confirma a operação e o recebimento da mercadoria (para as operações com circulação de mercadoria). Se ocorrer a devolução total ou parcial das mercadorias, além do procedimento atual de geração da Nota Fiscal de devolução, também poderá ser comandado o evento da “Confirmação da Operação”.
  • Desconhecimento da Operação: Uma empresa pode ficar sabendo das operações destinadas a um determinado CNPJ consultando o “Serviço de Consulta da Relação de Documentos Destinados” ao seu CNPJ. O evento de “Desconhecimento da Operação” permite ao destinatário informar o seu desconhecimento de uma determinada operação que conste nesta relação, por exemplo.
  • Operação não Realizada: Em algumas situações, a empresa destinatária informa que a operação não foi realizada (com Recusa de Recebimento da mercadoria e outros motivos), não cabendo neste caso a emissão de uma Nota Fiscal de devolução. Este evento permite o registro da declaração de Operação não Realizada pelo destinatário, permitindo também a informação complementar da justificativa desta informação.


Para darmos continuidade no processo de manifesto e entrada da nota no sistema, escolha a opção "Ciência da Emissão". e clique em "Confirmar", pois ela informa ao fisco que você tem ciência da emissão, e já disponibiliza o xml da nota para download. Após isso, clique com o botão direito do mouse e seleciona a opção "Importar XML", veja exemplo: 


Obs.: O manifesto deverá ser feito individualmente. Já o processo de importação pode ser feito em massa, selecionando várias notas e clicando em "Importar XML".



Após importar o xml, caso a nota não tenha produtos não cadastrados e se a varição de custo estiver dentro da margem configurada, a nota será cadastrada automaticamente no sistema. Nesse momento, o estoque dos produtos já foi alterado, e a nota já pode ser consultada no Admin Retaguarda. Observe:




Caso contrário,ela ficará na lista de "NFe-s em avaliação" para que você possa identificar possíveis produtos não cadastrados e produtos com o custo fora da margem de aceitação.




Agora veremos como verificar e corrigir as notas que não entraram automaticamente no sistema. Para isso, acesse o Gerencial e clique em "NF-e's em Avaliação". A seguinte tela será exibida:



Observe que existem 2 status que vamos chamar de erros críticos (X vermelho) e erros não críticos (Exclamação Amarela).


  • Erros Críticos: chamamos de erros críticos, aqueles que não podem ser ignorados pois são obrigatórios. Tais como: produto não cadastrado, produto controlado sem lote, etc.
  • Erros Não Críticos: são produtos que estão com a variação de custo fora da margem de aceitação. Esses erros podem ser ignorados. Os ignorando, a nota é cadastrada normalmente no sistema.


Para ver o detalhamento de cada nota, clique 2 vezes em cima do registro e uma tela com a nota será exibida. Nessa tela você pode conferir todos os itens, valores, lotes, etc. Observe:



Observe que no exemplo de nota acima, temos 2 produtos sem cadastro (item 41 e item 46), 1 produto controlado (item 42), e o restante dos itens com exclamação (erros não críticos). 


Todos os produtos controlados ficarão destacados em vermelho para que você possa identificá-los facilmente, conferir e fazer ajustes nos lotes, caso necessário. Para conferir os lotes, basta clicar 2 vezes em cima do produto. A seguinte tela será exibida:



Para visualizar todos os itens com erros críticos e não críticos, acesse a aba "Erros". Primeiramente devemos resolver os produtos que não estão cadastrados ou que não foram identificados no sistema. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do item e selecionar a opção desejada. Observe:



Para os produtos não cadastrados, as opções disponíveis são as mesmas do Admin: Cadastrar, Clonar e Vincular. Após corrigir os erros de produtos não cadastrados, vamos para o próximo passo que é conferir os itens que estão com a mensagem de "Variação máxima de custo ultrapassada!".


Esse tipo de erro pode ocorrer com produtos fracionados, que não estão cadastrados corretamente, ou simplesmente o produto realmente veio com o custo diferenciado. Para corrigir o fracionamento, basta clicar 2 vezes em cima do item na aba "Erros". Assim, a seguinte tela será exibida, e você poderá alterar o campo "Embalagem", informando a quantidade correta que vem em 1 embalagem. Observe:




Após conferir e cadastrar todos os itens, você pode reprocessar a nota aceitando os erros não críticos (Variação máxima de custo ultrapassada). Basta clicar no botão destacado abaixo. Observe:




Após isso, a nota estará cadastrada no Admin Retaguarda: