O estoque mínimo é um indicador extremamente importante para a gestão do negócio, indicando a quantidade mínima de itens necessários para o funcionamento pleno da empresa. Isso vale também para o caso de picos de vendas, evitando o esgotamento de produtos.


Por isso, o estoque mínimo é um fator importante utilizado para a gestão logística, com parâmetros que permitam que a empresa tome decisões de compra de mercadorias de maneira lógica, estratégica e organizada.


O objetivo, então, é suprir adequadamente a necessidade de produtos do negócio sem que sejam necessários investimentos extraordinários ou imprevistos. De maneira sucinta, podemos afirmar que trabalhar com estoque mínimo implica organizá-lo da forma mais justa possível, sem excedentes nem falta de produtos.


Como processar a média de vendas automaticamente e aplicar no estoque mínimo e máximo?


Com o Prosystem você consegue facilmente processar a média de vendas em um determinado período, e aplicar esse valor como estoque mínimo ou máximo, para posteriormente fazer uma sugestão de pedido automaticamente pelo sistema. Para isso, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Movimentação > Movimentação. Na tela aberta, marque a opção "Visualizar Média/Venda entre", informe o "Período de vendas" e "Fator de Calculo da Média". Observe exemplo:



Automaticamente o sistema coloca a data de 6 meses retroativos. O fator de calculo da média será utilizado para saber quantas unidades foram comercializadas em média dentro desse período. Após preencher essas informações, clique no botão "Filtro" (veja imagem acima). 


Na próxima tela, você pode escolher outros parâmetros, tais como: grupo, subgrupo ou determinado fabricante para processamento da média. Caso seja a primeira vez, recomendamos fazer o processamento para todos os produtos. 


Selecione as opções: "Processar Média", marque as opções "Mín." e "Média". Após isso clique em "Ok". Veja exemplo abaixo:


Obs.: caso queira processar o estoque máximo, você terá que fazer outro processamento com fator de calculo diferente, pois não é recomendado ter o estoque máximo igual ao mínimo.



Após clicar em Ok, uma mensagem de confirmação será exibida. Confirme:



Aguarde até que o sistema faça o processamento, que pode demorar de acordo com o grande fluxo de vendas da loja. Ao fim do processamento, o seu estoque mínimo já está definido e você poderá listar relatórios ou até mesmo fazer uma Sugestão de Compras automática pelo sistema. Clique aqui e saiba mais!