Sabemos o quanto é trabalhoso montar pedidos de compras manualmente, ainda mais no ramos de Farmácias e Drogarias que possuem um enorme mix de produtos. Com um cadastro de produtos organizado e enxuto, você consegue minimizar os impactos desse processo. O software Prosystem dispõe de algumas ferramentas de compras que te pouparão tempo e tornarão os processos mais confiáveis. Veja a seguir algumas sugestões de compras que podem ser feitas automaticamente:


Obs.: Para que a sugestão de compras funcione corretamente, é indispensável que seu estoque esteja correto! Tem dificuldades de controlar seu estoque? Clique aqui e confira nossas ferramentas para manter seu estoque 100% confiável.



Sugestão de compra baseada no estoque mínimo e máximo:


Após definir o estoque mínimo e máximo dos seus produtos, o sistema poderá te fornecer a quantidade que você deverá comprar para atingir o seu estoque mínimo. Para isso, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Movimentação > Movimentação. Clique no botão "Filtro". Você pode fazer uma sugestão por fabricante, grupo ou subgrupo. Veja abaixo exemplo:



No exemplo acima, solicitamos uma sugestão dos medicamentos do fabricante EMS e marcamos a opção "Sugestão". Marcando essa opção, o sistema vai trazer todos os itens que estão com o estoque abaixo do mínimo (Caso as opções Importa Lote e Encomenda estejam marcadas, desmarque-as). Caso queira de todos os fabricantes, não informe nenhum fabricante. Observe a sugestão fornecida pelo sistema:



Observe que baseado no estoque mínimo, o sistema sugeriu comprar 7 unidade de CEFALEXINA EMS 500MG, pois temos no estoque atual apenas 1 unidade, e precisamos de 7 unidades para chegar no estoque mínimo que é 8. Na grid inferior de estoque temos outras informações importantes para auxiliar no seu pedido, tais como: curva, dias sem giro, última venda, dentre outros. Veja abaixo o detalhamento de cada coluna:


  • Filial: Indica de qual filial são as informações;
  • Estoque: exibe o estoque atual;
  • Mín.: Indica qual o estoque mínimo do item (pode ser alterado nessa grid);
  • Máx.: Indica qual o estoque máximo do item (pode ser alterado nessa grid);
  • Média: Mostra a média de venda de acordo com o período que foi utilizado no processamento da média;
  • Venda: Mostra a quantidade vendida no período utilizado no processamento da média;
  • Ñ Conf.: Caso tenha alguma entrada de nota que ainda não foi confirmada, o estoque aparece como pendente;
  • Encom.: Caso tenha encomendas registradas para algum cliente, será exibido nessa coluna;
  • Ult.Balanç.: Mostra a data do último balanço realizado para esse item;
  • Ult.Venda: Mostra a data da última venda desse item;
  • D.S.G.: Dias sem giro, ou seja, a quantos dias esse produto não é vendido;
  • C.Qtd: Classificação da curva quantidade;
  • C.Val.: Classificação da curva valor;
  • Bloq.: Indica se o produto está bloqueado para compra (pode ser alterado nessa grid);


Dica Importante: com os itens na tela, clique no botão "Compras", assim você visualiza as compras (entrada de mercadorias) dos últimos 12 meses do item que está selecionado. Com isso, você consegue maior poder de negociação com seu fornecedor! Veja exemplo abaixo:




Após clicar em "Compras", a seguinte tela é exibida e você poderá ver o valor pago ao fornecedor nos últimos 12 meses:




Após montar o seu pedido você pode salvar, imprimir ou até mesmo enviar via Pedido Eletrônico para seus fornecedores. Para salvar, basta clicar no botão "Ped. Arq." Veja imagem abaixo




Na tela seguinte, utilize o campo "Complemento" para colocar alguma informação que te ajude a identificar o pedido. Após isso, deixe marcado a opção "Salvar" e clique em "Ok". Observe:




Para abrir um pedido já salvo anteriormente, basta clicar no botão "Ped. Arq.", posicione em cima do pedido desejado, clique em "Abrir" e confirme clicando em "Sim" na pergunta: "Deseja efetuar o processamento?". Após isso o pedido será exibido na tela, podendo ser alterado e salvo novamente, ou enviado para o Fornecedor.


Para imprimir o pedido é fácil! Deixe os itens na tela, clique no botão "Listar" e selecione o relatório: Relação da Movimentação. Veja abaixo:





Sugestão de compra baseada na Curva ABC XYZ


Basicamente, o procedimento é o mesmo do exemplo anterior. Acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Movimentação > Movimentação, clique em "Filtro". Na tela seguinte, informe os parâmetros desejados conforme informado abaixo:



Nesse exemplo, pedimos uma sugestão dos produtos que tem curva Qtd = X (Alta Criticidade) e curva Valor = A (Alto Valor Consumido). Você também pode fazer somente usando a curva Qtd ou somente a curva Valor, fica a seu critério. Após informar a curva e marcar a opção "Sugestão", basta clicar em "Ok" que os produtos serão exibidos na tela. O restante do procedimento segue o mesmo padrão do exemplo anterior de sugestão por estoque mínimo.


Clique aqui e saiba como configurar a Curva ABC XYZ no Prosystem!



Sugestão de compras baseada em reposição


Além das opções de estoque mínimo e curva ABC, algumas empresas optam por montar os pedidos de compra baseado em reposição. Oque isso significa? Significa que ela vai comprar somente aquilo que saiu em um determinado período, ou vai comprar somente os itens que ficaram com o estoque zerado em um determinado período. Algumas empresas, ainda não informatizadas adotam o nome de "Falteiro" para esse procedimento. Não é o mais indicado, pois de acordo com o fluxo de vendas da loja, você teria que fazer compras mais vezes para sempre ter o estoque abastecido.


Para filtrar os itens que foram vendidos em um determinado período, é simples! Basta você acessar o Admin Retaguarda e ir em Produtos > Movimentação > Movimentação. Clique no botão "Filtro" e informe os critérios desejados. 


Você pode filtrar os produtos por Fabricante, Grupo ou Subgrupo. Também pode levar em consideração o estoque atual, veja abaixo o detalhe de cada opção do estoque:

  • <=0 traz os produtos que estão com o estoque negativo ou zerado;
  • <0 traz os produtos que estão com o estoque negativo;
  • =0 traz os produtos que estão com o estoque zerado;
  • >0 traz somente os produtos que estão com estoque positivo;


Veja exemplo abaixo:



No exemplo acima, solicitamos uma sugestão dos produtos do subgrupo ÉTICO - USO CONTÍNUO que foram vendidos entre 01/01/2020 e 06/01/2020, e que esses itens estão com o estoque negativo ou zerado (Caso não queira considerar o estoque, desmarque a opção "Estoque"). Após informar os critérios, basta clicar no botão "Ok" que os itens serão exibidos na tela.  Após isso, basta prosseguir com os processos de acordo com os exemplos citados anteriormente.