Sabemos que quando um produto permanece "parado" por muito tempo no estoque, o comércio acaba ficando sem capital de giro e o empreendedor impedido de comprar novas mercadorias. Neste caso, os gestores precisam elaborar planos estratégicos para movimentarem esses produtos e operarem com um saldo positivo e com um capital de giro suficiente. A seguir, descubra identificar os produtos sem giro do seu comércio. 


Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, fazer uma promoção não significa perder dinheiro ou vender mais barato, e sim fazer o estoque girar. Com promoções, você conseguirá se livrar daquele estoque que está parado há muito tempo, garantir a entrada de recursos no caixa e otimizar o capital de giro. Além de dar descontos, é importante que a empresa também incentive a venda através de um outro produto, numa espécie de "Combos ou Kits".


O software Prosystem possui ferramentas capazes de identificar e fornecer informações relevantes sobre os produtos que não giram há algum tempo no estoque. Primeiramente, a informação de DSG (dias sem giro), pode ser visualizada facilmente no Caixa Frente de Loja. Observe a imagem abaixo:



A quantidade de dias sem giro é baseada na data da última venda. Além dessa informação na tela de venda, podemos listar alguns relatórios que nos mostram os produtos que estão sem girar de acordo com os parâmetros que você informar. Para gerar o relatório acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Cadastro, e clique em "Listar". Selecione o relatório: PRODUTOS - D.S.G (dias Sem Giro), informe os parâmetros e clique em "Listar". Veja exemplo abaixo:



No exemplo acima, estamos gerando um relatório dos produtos que estão no grupo MEDICAMENTOS, que estão a mais de 30 dias sem girar e com o estoque positivo. Veja abaixo exemplo de relatório:




Produtos com DSG excedido


Ainda é possível determinar a quantidade máxima de dias sem giro que cada produto pode ter. Para isso, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Cadastro e selecione o produto que deseja alterar. Na aba 3-Valores/Estoque preencha o campo "Máximo de dias s/ giro". Veja exemplo abaixo:



Com essa informação preenchida, você pode gerar um relatório que mostra os produtos que estão com o DSG excedido, ou seja, ele está sem girar a mais dias do que o determinado no cadastro. Para gerar o relatório acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Cadastro > Listar, selecione o relatório: PRODUTOS - D.S.G. (Excedido), informe os parâmetros que deseja e clique em "Listar". Veja exemplo de relatório:



Após clicar em "Listar" o relatório será exibido:



Identificando os produtos que excederam o máximo de DSG no caixa (Prioridade de Venda)


Além das ferramentas abordadas anteriormente, também é possível identificar no Caixa Frente de Loja os produtos que estão com o DSG excedido, podendo assim, priorizar a venda daquele item. Para que isso ocorra, no Admin Retaguarda em Sistema > Configurações, marque a opção "Marcar produtos que excederam o máx. de dias sem giro". Veja exemplo:




Assim, sempre que o Copy (backup) for executado (manualmente ou de acordo com o agendamento automático), o sistema verifica e marca como prioridade de venda os itens que excederam o DSG. Veja exemplo:




Ao procurar o produto no caixa, ele estará destacado em Marrom. Essa cor pode ser alterada na preferência "02.02.11 - Cor do produto com prioridade de venda". Observe exemplo abaixo: