Apesar do grande número de pessoas que utilizam cartão de débito e crédito, ainda há muitas outras que gostam de fazer pagamentos em dinheiro. Por esse motivo, muitas vezes os caixas agregam valores altos em dinheiro. E nestes casos, por segurança, no sentido de não chamar a atenção de ladrões, você sente a necessidade de fazer uma sangria de caixa.


De uma forma mais clara, a sangria de caixa é quando você retira uma certa quantia excedente do caixa para um lugar que seja mais seguro. Este é um processo que não é definido ou regrado. Esse procedimento pode acontecer sempre que você achar necessário.


o Prosystem dispõe de uma ferramenta que alerta o operador de caixa sobre a necessidade de fazer a sangria (retirada de dinheiro) sempre que estiver próximo ao valor máximo permitido no caixa. Para que isso funcione corretamente, precisamos alterar 2 preferências no caixa, que são:


01.02.61 - Valor total obrigatório inicial de sangria  

01.02.62 - Valor total obrigatório final de sangria


Veja a seguir o detalhamento e como usar cada preferência:


Na opção 01.02.61, informe o valor inicial para que o sistema comece a mostrar o alerta para fazer a sangria. Por exemplo: vou colocar nessa opção 600.00, assim, sempre que eu tiver R$ 600,00 ou mais de vendas em dinheiro no caixa, ele vai mostrar uma mensagem alertando ao operador de caixa sobre a necessidade de fazer uma sangria. Essa mensagem não impede o usuário de baixar vendas, mas em breve, caso não seja feito sangria, a baixa de vendas será bloqueada. Veja imagem abaixo:




Na opção 01.02.62, informe o valor final para que o sistema bloqueie as operações de venda. Por exemplo: vou colocar nessa opção 900.00, assim, quando o valor de vendas em dinheiro for igual ou superior a R$ 900.00, sempre que for finalizar uma venda do caixa central, uma mensagem será exibida informando que o caixa está bloqueado e que será necessário realizar a sangria programada. Observe:




Com o caixa bloqueado, as vendas só poderão ser baixadas normalmente após realizar a sangria. Todas as modalidades de pagamento são impedidas de serem baixadas com o caixa bloqueado, pois a idéia é que tenhamos segurança nas operações, forçando o usuário a não deixar altas quantias no caixa.