Muitos clientes têm a necessidade de adquirir para si ou familiares a mesma medicação por longos períodos de suas vidas. O ciclo para refazer a medicação se dá em média a cada 60 dias e geralmente parte de uma nova solicitação do cliente.


Atualmente são poucas as farmácias que têm uma equipe constituída ou ao menos uma rotina implementada no setor de atendimento para realizar a atenção farmacêutica ativa de pacientes de uso contínuo, ou seja, relembrar o paciente que sua medicação está próxima do fim e uma nova solicitação deve ser feita para garantir que o medicamento chegue a tempo.


O cliente que deixou de ser abordado pró-ativamente pela farmácia para repor sua medicação, além de sujeito a interrupção no seu tratamento, está propenso a aproveitar a ocasião para realizar uma nova cotação entre as farmácias de sua confiança, podendo trocar de fornecedor, seja por preço ou por agilidade no atendimento.


O Prosystem dispõe de ferramentas que vão te auxiliar a ter um pós-venda eficiente, fornecendo relatórios com nome de clientes, contato e próxima compra (lembrando que: é obrigatório referenciar o cliente na venda para que essa ferramenta funcione). Para funcionar corretamente, algumas informações devem ser preenchidas no cadastro dos produtos de uso contínuo. Para isso, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Cadastro. Navegue até a aba "3-Valores/Estoque". Na parte inferior da tela, usaremos os campos destacados em vermelho:



Veja abaixo o detalhamento de cada campo:


  • Qtd. compr./embalagem: Informe a quantidade de comprimidos ou doses de cada embalagem;
  • Intervalo (dias): Intervalo de dias para começar uma nova embalagem. Geralmente utilizado nos anticoncepcionais;
  • Anticoncepcional: Marque essa opção caso o produto seja anticoncepcional;
  • Posologia: Informe a quantidade de comprimidos ou doses que serão administradas por dia (aconselhamos deixar em branco para preenchimento no ato da venda);
  • Variável: Caso a posologia seja variável, marque essa opção;


Após preenchermos essas informações, iremos para a parte prática que é a venda desses medicamentos. No caixa, sempre que for vendido um produto de uso contínuo, e informarmos o cliente, uma subtela será exibida para que possamos preencher a posologia e intervalo (quando houver). Observe:



Ao informarmos a posologia, automaticamente o sistema calcula a data de próxima compra, armazenando essa informação para posteriormente gerar os relatórios de próxima compra. O relatório gerado poderá ser usado para o acompanhar o consumo, entrar em contato com os clientes e antecipar a venda.

Para gerar o relatório, acesse no Admin Retaguarda: Cadastros > Clientes, clique em "Listar" ele selecione o relatório: Clientes de Produtos de Uso Contínuo. Informe o período da próxima compra e clique em "Listar". Observe:




O seguinte relatório será exibido, e de posse dessas informações você poderá realizar sua campanha: