Fidelizar clientes é uma arte que todo negócio precisa saber praticar. O fato é que vivemos uma realidade em que os consumidores estão cada vez mais atentos e com acesso à informação. Por isso, é preciso investir tempo e se dedicar a alguns detalhes importantes para ter a admiração do cliente. Assim, ele poderá voltar outras vezes, gerando vendas recorrentes para o estabelecimento.


Com o Prosystem você consegue administrar e criar um programa de fidelidade que concede descontos para seus clientes! A metodologia utilizada é simples: basta criar um grupo para os clientes do cartão fidelidade, e esse grupo terá uma politica de descontos diferenciada. Os descontos podem ser por grupo ou subgrupo de produtos. Veja abaixo o passo a passo



1 - Defina os descontos e as regras de aplicação


Defina os percentuais de desconto e quais grupos ou subgrupos serão contemplados no cartão fidelidade. Para isso utilizamos uma ferramenta do sistema que monta políticas de desconto. Acesse no Admin Retaguarda: Auxiliares > Políticas de Preços. A seguinte tela será exibida:



Por se tratar de um procedimento complexo, pedimos que entre em contato com nosso suporte técnico para orientações na montagem das políticas. No final desse artigo disponibilizamos um exemplo de como deve ser a política de preços.



2 - Crie um grupo de clientes


Para criar um grupo de clientes, acesse no Admin Retaguarda: Auxiliares > Clientes > Grupos. Clique em "Novo" para incluir um novo grupo de cliente. Observe exemplo abaixo.



No campo descrição informe a descrição que achar mais conveniente para seu grupo de cliente, no exemplo acima utilizamos: "Cartão Fidelidade". No campo política, informe a política de preços que será utilizada conforme exemplo anterior. Após cadastrar o grupo e definir a política, iremos para o próximo passo que é o cadastro do cliente.


3 - Confecção do Cartão Fidelidade


Por motivos técnicos, a numeração dos cartões fidelidade devem conter 13 números, e esses número não podem ser iniciados com "0". Veja exemplo abaixo:

De acordo com a imagem acima, a numeração do cartão de número 999 é 5000000000999. Essa numeração pode ser atribuída a qualquer cliente.



4 - Cadastro de clientes


Associar os clientes ao grupo do cartão fidelidade é bem simples. Acesse no Admin Retaguarda: Cadastros > Clientes. Selecione o cliente que deseja incluir no grupo e na aba 2-Dados Gerais preencha o campo "Grupo", veja exemplo abaixo:





Ainda no cadastro do cliente, acesse a aba 3-Financeiro, e preencha o campo "Cartão Fidelidade". Observe exemplo:




5 - Configurando o Caixa para buscar os clientes pelo cartão fidelidade


Atualmente no aplicativo Caixa Frente de Loja, é permitido buscar o cliente pelo Nome, Telefone Fixo, Celular e CPF. Para que ele também busque pelo número do cartão fidelidade uma configuração precisa ser ajustada. Acesse no Caixa a opção "Preferências Alt+F11" e informe "Sim" na opção: "01.04.04 - Pesquisa cliente por cartão de fidelidade". Veja exemplo:



Após fazer essas configurações seu sistema estará pronto para ser usado com o cartão fidelidade! Basta ler o código de barras do cartão no caixa. Você também pode buscar pelo nome, telefone fixo, celular ou CPF que o desconto será aplicado da mesma forma.