Muitas funcionalidades do sistema ao serem acessadas ou alteradas, pedem usuário e senha. Essa informação de quem acessou a função fica registrada no software, para que, posteriormente possa ser confrontado com outras situações. Isso é muito importante para se os usuários estão desempenhando suas funções de maneira correta, evitando possíveis desvios e incoerência de informações.


Para que tenhamos um controle mais completo, é importante verificarmos qual tipo de auditoria está configurado no Admin Retaguarda em Sistema > Configurações. Auditoria básica significa que o sistema vai registrar apenas o básico. Auditoria Completa vai registrar detalhadamente os processos. O ideal é a Auditoria Completa. Veja como deve ficar:



Para consultarmos os registros de auditoria, acesse no Admin Retaguarda: Sistema > Auditoria. Podemos filtrar os registros por Período, Usuário, Log e Local. Vejamos um exemplo abaixo, onde informei o período de 02/03/2020 até 03/03/2020:




Se quiser filtrar apenas determinado usuário, basta preencher o campo "Usuário". Veja exemplo abaixo, que mostra tudo que o usuário Matheus fez no sistema:




Outro exemplo bem utilizado é saber quem excluiu vendas do Caixa Central, deixando assim de finaliza-las, causando possíveis divergências no fechamento de caixa e no estoque. Para isso, basta informar no campo "Log" o conteúdo "Exclu". Vale lembrar que no "Log" podemos informar a palavra completa ou parte dela, facilitando assim sua busca! Observe o exemplo abaixo:



Caso queira imprimir essas informações, basta clicar no botão "Listar" e selecionar a impressora para impressão. Caso queira salvar em PDF, basta ter uma impressora PDF instalada na máquina.