As entregas em domicílio se destacam por resolver um problema simples dos consumidores: a falta de tempo. Ao permitir que um pedido seja feito através da internet ou telefone, as empresas expandem o número de clientes que podem atingir e também melhoram a retenção dos clientes atuais. Mas para aproveitar o mercado de entregas, o empreendedor precisa conhecer alguns detalhes para que sua empresa não se atrapalhe com essa nova operação. Entender que praticidade precisa estar no topo da cadeia de valor é fundamental para o sucesso desse tipo de negócio.


Com o Prosystem você tem total controle sobre suas entregas em domicílio, além de contar com relatórios e gráficos para melhor gerenciamento e tomada de decisão.


Fazer uma venda na modalidade de entrega em domicílio é bem simples. No caixa, ao fazer a venda, basta você informar o nome do cliente ou telefone. Orientamos a informar o telefone do cliente, que pode ser fixo ou celular. Assim, uma tela será aberta automaticamente para que você possa conferir as informações, informar valor de troco ou qualquer outra observação. Veja exemplo abaixo onde informamos o telefone celular no campo "Cliente":



De acordo com o exemplo acima, veja abaixo o detalhamento de cada campo destacado:


  • Pagto: Informe a forma de pagamento dessa venda;
  • Troco p/: Caso tenha que levar troco para o cliente, informe nesse campo o valor que deverá ser retornado;
  • Obs: Caso tenha alguma observação para essa entrega, preencha esse campo;
  • Tx. Entrega: Quando o sistema está configurado para incluir taxa de entrega automaticamente, você pode desmarcar essa opção para não ser cobrado a taxa;


Após informar todos os campos, basta clicar em "Ok" e dar continuidade na venda. Observe:



Em destaque temos: a taxa de entrega, os valores de troco, e informações do cliente. O simbolo da "moto" destacado significa que essa venda está na modalidade de entrega em domicílio. Caso você prefira, pode apenas informar o nome do cliente e selecionar a "Moto" para que o sistema entenda que se trata de uma entrega em domicílio (Nesse caso a tela para informar troco e outras informações não será aberta). 


Ao clicar em "Finaliza Venda", a tela de totalização será aberta. Nesse momento, caso prefira, você pode informar o "Entregador" (Entregador não é obrigatório nesse momento) e se essa entrega está quitada. Atenção: ao marcar "Entrega Quitada" ela não ficará pendente para ser baixada quando o entregador retornar, e esse valor será contabilizado no caixa, no ato da venda. Observe:



Após isso, basta clicar em "Ok" para finalizar a venda. Caso você prefira deixar a entrega pendente, ao finalizar a venda essa entrega será registrada na tela de "Entregas - F12". Veremos no próximo artigo como gerenciar as entregas pendentes.