Centro de custos são unidades dentro de uma organização e geralmente são projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio. Veja abaixo alguns benefícios do uso do centro de custos:


1 - Análise Facilitada

Muitas vezes, se visto como um todo, fica difícil analisar o que vai bem ou mal dentro de uma empresa. Assim que os relatórios se tornam mais refinados, essa análise se torna mais fácil. Pode se separar um determinado centro de custo e especificar as áreas de mais foco.


2 - Compartilhamento da Informação

Muitos dados de empresas não podem ser compartilhados nem internamente, porém separando por centros de custos, cada área pode avaliar seu próprio desempenho financeiro. Revendo assim, seus gastos e receitas gerados em um departamento ou projeto específico.


3 - Responsabilidade Compartilhada

Quando agentes de diversos setores tem a informação correta sobre sua área de trabalho, podem se tornar mais responsáveis pelo andamento financeiro desta. Estes líderes e colaboradores podem contribuir com ideias para aumentar receita e controlar despesas, que apenas quem está no dia a dia da área consegue ver.


Cadastrando os centros de custos no Prosystem


O cadastro do centro de custos dentro do software Prosystem é bem simples. Acesse no Admin Retaguarda: Auxiliares > Financeiro > Centro de Custos. Clique no botão "Novo" e informe a descrição que desejar. Veja abaixo um exemplo de um centro de custos padrão utilizado por muitas empresas:



Lembrando que você deve fazer um centro de custos de acordo com as necessidades de sua empresa!