Para chegar à rentabilidade, basta você dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual do negócio). O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.


Para alcançar bons resultados na rentabilidade de sua empresa, a precificação dos produtos precisa ser correta e coerente, pois ela é decisiva nos resultados finais. Clique aqui e saiba como precificar seus produtos de forma correta!


O Prosystem oferece diversos relatórios que mostram resultados importantes para sua tomada de decisão. Para consultar a rentabilidade da sua empresa em um determinado período, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Consulta. Informe VENDA PDV, o período desejado e clique em "Ok". Após isso, clique em listar e selecione o relatório: Venda PDV - Rentabilidade - Geral. Veja exemplo abaixo:



Através dos parâmetros você pode definir quais produtos quer visualizar: todos produtos, produtos com rentabilidade positiva, ou produtos com rentabilidade negativa. Esse relatório é analítico e mostra a rentabilidade de todos os produtos vendidos na loja individualmente, dessa forma você consegue analisar onde precisa mudar. Veja exemplo:



No exemplo acima, observamos que a rentabilidade média no período foi de 37.90%. Com esses resultados você consegue analisar quais os pontos que precisa obter melhores resultados: nas compras, na precificação dos produtos ou no ato da venda na concessão de descontos. 


Outra ferramenta importante que vai te ajudar na análise da rentabilidade é a Análise de Descontos: Descubra a participação e rentabilidade de cada produto, grupo ou subgrupo! . Clique aqui e saiba mais!