Após realizar a entrada das notas fiscais conferindo o lote e registro MS, chegou a hora de dispensar esses medicamentos controlados no caixa ao fazer uma venda. O software Prosystem permite que a dispensação ocorra de duas formas:


  • Dispensação no ato da venda: O vendedor lança o produto no sistema de vendas, e antes de enviar a venda para o Caixa, o vendedor obrigatoriamente informa todos os dados da receita no ato da venda, cabendo assim ao farmacêutico apenas fazer a conferência posteriormente através de relatórios. Para isso, as configurações do caixa devem estar:
    01.01.23 - Solicitar dados da receita (SIM)
    01.01.41 - Obrigatória a informação de todos os campos na receita de controlados (SIM)

  • Dispensação posterior a venda: o vendedor faz a venda normal no caixa, sem informar os dados da receita no sistema. Porém, o vendedor anota na receita os dados do lote do medicamento, comprador ou paciente, e o farmacêutico depois lança manualmente todas as receitas através do Admin Retaguarda. Para isso as configurações do caixa devem estar:
    01.01.23 - Solicitar dados da receita (NÃO)
    01.01.41 - Obrigatória a informação de todos os campos na receita de controlados (NÃO)


Iremos exemplificar a seguir, como é feita a dispensação no ato da venda. Aconselhamos utilizar esse tipo de configuração, pois facilita a conferência dos dados, além de reduzir os erros relacionados com estoque e lote. Ao concluir uma pré-venda em um terminal, a seguinte tela é exibida:




Todos os produtos controlados aparecerão no caixa destacados em vermelho. Observe na imagem acima que aparecem 2 lotes para o mesmo produto. Nesse caso, o vendedor informa no campo "Qtd Saída" a quantidade que está saindo de cada lote. 


Como esse produto é um Antimicrobiano, não é obrigatório informar o número da receita. Porém, o sistema dispõe de um mecanismo que gera um número sequencial de receita automaticamente. Contudo, existem casos em que as farmácias criam uma numeração sequencial interna. Para que o sistema gere o número de receita automaticamente, informe "NÃO" na preferência: "01.01.55 - Controle de Numeração Interno de Receita". Caso esteja definida como "SIM", o campo receita ficará habilitado e o vendedor poderá informar o número da receita. No exemplo que estamos utilizando, o sistema está configurado para gerar o número da receita automaticamente.


Logo abaixo, devemos informar data de prescrição da receita, o numero do registro do médico, e dados do paciente. Se fosse um medicamento "Sujeito a Controle Especial" deveríamos informar os dados do comprador. Mas como não é o caso, iremos informar apenas os dados do Paciente. Observe como ficará preenchido:




Após preencher todos os campos e clicar em "Gravar", uma mensagem será exibida na tela:



Após isso, a receita já está registrada no sistema juntamente com a venda. Para visualizar as receitas lançadas, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Controlado > Receitas.



Agora veremos como fazer a dispensação posterior a venda. Após o vendedor ter feito a venda normalmente no caixa, e anotado os dados da receita, o farmacêutico deverá acessar o Admin Retaguarda, e ir em: Produtos > Controlado > Receitas. Uma tela será aberta com todas as receitas já lançadas anteriormente. Para incluir um novo registro, basta clicar no botão "Novo" e informar os dados necessários, tais como: Data, Receita, Tipo de Receita, Dados do comprador ou Paciente, Lote, Data de prescrição, etc. Observe:



Após lançar todas essas informações, a receita já estará registrada no sistema. Caso queira editar os dados de uma receita, basta clicar em "Editar Lote", "Editar Qtd" ou "Editar Prod.", Observe:



Nos próximos artigos veremos como enviar a movimentação de compras e vendas para a Anvisa, além dos relatórios obrigatórios.