Você sabia que é possível reduzir os impostos que sua farmácia está pagando? Atualizações tributárias para farmácias são fundamentais para garantir a saúde financeira do estabelecimento.  A carga tributária que compõe um medicamento em nosso país chega à incrível marca de 32%. Um verdadeiro absurdo quando comparada a outros países que possuem cargas ínfimas ou até mesmo não tributam medicamentos.


Como se não bastasse isso, ainda há no Brasil a duplicidade no pagamento de imposto. Ou seja, caso não se faça a apuração tributária nas farmácias corretamente, elas correm o risco de pagar duas vezes o mesmo imposto. Continue lendo para entender mais.


Melhorando o planejamento tributário


Nesse sentido, as farmácias precisam realizar constantemente uma análise e planejamento tributário do seu negócio. Saber como é possível pagar menos imposto, bem como evitar o pagamento em duplicidade dele. Existem hoje três regimes tributários nos quais é possível enquadrar uma empresa: o Simples Federal, o Lucro Presumido e o Lucro Real. E caso a sua farmácia faça uma escolha equivocada sobre o regime tributário, poderá inclusive pagar mais impostos por isso.



É importante, desta maneira, realizar uma auditoria tributária na farmácia. Pois por meio dela será possível melhorar o planejamento encontrando o regime tributário mais adequado ao seu negócio. Também é possível com isso conseguir o reembolso de possíveis impostos que foram pagos indevidamente.


A importância de se ter um API de Integração


Diante de tamanha complexidade e importância do tema para as farmácias, é fundamental que as mesmas possuam um bom sistema de integração. Por meio deste sistema é possível realizar constantemente as atualizações tributárias do negócio. Também é possível avaliar em tempo real se para cada medicamento vendido houve a subtração do PIS e Cofins caso o imposto já tenha sido pago pela indústria.


API é uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação. A maneira como as APIs proporcionam a integração proporciona uma troca de informações de forma muito segura, evitando erros tributários que elevam os custos para farmácia. E, desse modo, a mesma se torna mais competitiva no mercado. Evitando a sua mortalidade precoce dentro do setor.


Nesse sentido, a API de Integração do Avant Fiscal com o software Prosystem é uma excelente opção para as drogarias, sejam elas de grande porte ou pequeno porte. O sistema possibilita uma correta classificação fiscal no cadastro dos produtos, evitando o recolhimento indevido de impostos. O valor do investimento no sistema é relativamente baixo diante do retorno que ele proporciona para o seu negócio. Afinal, as atualizações tributárias para farmácias são fundamentais para garantir maior competitividade dentro do setor!

Não deixe de conferir! Cliente Prosystem ainda conta com condições especiais de adesão! Entre em contato com o setor comercial da Prosystem e solicite sua cotação!