Ao fazer vendas na modalidade de entrega em domicílio, você tem a opção de cobrar taxa de entrega. Esse valor da taxa de entrega pode ser fixo ou variável de acordo com a localidade. Para que isso funcione, é necessário termos um produto cadastrado para ser usado como taxa de entrega. Veja abaixo como configurar o sistema para incluir a taxa de entrega nas vendas.


Primeiramente, devemos cadastrar o produto que será utilizado como taxa de entrega. Para isso, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Cadastro. Clique em "Novo" e na aba "2-identificação", informe os dados conforme exemplo abaixo.



Na aba "3-Valores/Estoque" informe um valor de venda para esse produto. É esse valor que será acrescido nas vendas na modalidade de entrega em domicílio. Observe:



Configurando o sistema para incluir a taxa de entrega automaticamente


Após cadastrar o produto que será usado como taxa de entrega, algumas configurações no caixa precisam ser alteradas. São elas:


  • 01.01.36 - Cobrar taxa de entrega (SIM)
  • 01.01.40 - Código do produto taxa de entrega (Informe o código do produto cadastrado como taxa)


Após fazer essas configurações, sempre que for feito uma venda na modalidade de entrega em domicílio, a taxa de entrega será lançada automaticamente. Caso não queira cobrar a taxa de entrega para determinada venda, basta excluí-la. 



Valor variável da taxa de entrega


Como padrão, o valor da taxa de entrega é o valor de venda do produto que foi cadastrado como taxa de entrega. Porém, o Prosystem possui uma tabela de CEPs, e nessa tabela para cada CEP existe um campo de valor de taxa de entrega. 


Para conferir a tabela de CEP, acesse no Admin Retaguarda: Auxiliares > CEP. Procure pelo CEP que deseja, e informe o valor da taxa de entrega para aquele CEP. Veja exemplo abaixo:



Dessa forma, sempre que for feito uma venda para o CEP 29.101-025 o valor da taxa de entrega será R$ 5.00, e não R$ 2.00 como está no cadastro do produto TAXA ENTREGA. Caso queira colocar taxa de entrega para vários CEP's de determinado bairro ou cidade, consulte nosso suporte técnico para que possamos auxiliar com comandos em massa.



Taxa de entrega como FRETE no NFCE


Uma outra forma de configurar a taxa de entrega automática, é informando apenas o valor da taxa de entrega para ser totalizada junto com a nota. Nesse caso, não precisa do produto "Taxa Entrega" como informado acima. Veja abaixo como configurar:



01.01.36 - Cobrar taxa de entrega: informe SIM 

01.01.68 - Valor taxa entrega NFE: informe o valor da taxa de entrega



Obs.: Ao utilizar essa opção informe o valor mínimo da taxa de entrega, pois dessa forma o usuário pode alterar o valor da taxa. (não é permitido reduzir o valor no ato da venda, apenas aumentar)


Veja exemplo: