Sempre que uma nota fiscal eletrônica é emitida para sua empresa, automaticamente também é gerado um arquivo digital contendo todos os dados da nota fiscal, incluindo produtos, valores, impostos, duplicatas, etc. A legislação determina que o XML da NFe precisa ser armazenado eletronicamente por cinco anos tanto pelo fornecedor quanto pelo comprador. O arquivo será necessário caso seja feita a troca do produto comercializado ou quando a Receita Federal exigir. 


Para importar um arquivo xml no Prosystem, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Movimentação > Movimentação. Clique no botão "Eletrônico" e em seguida clique em "Ok". Será aberta uma janela para que você selecione o arquivo xml. Observe:


Após isso, basta selecionar o arquivo xml e clicar em "Importar". Uma mensagem será exibida na tela, indicando que o arquivo xml foi armazenado na pasta .\prosystem\xml_fornecedor. Automaticamente o sistema armazena os arquivos separados por ano/mês e fornecedor. Observe:



Caso o fornecedor não esteja cadastrado no sistema, ele será cadastrado automaticamente quando clicar em "Sim" na seguinte mensagem, caso clique em "Não" a entrada de nota será abortada:



Após isso, uma pré-visualização de itens será exibida. Nessa tela podemos conferir e alterar os dados do produto apenas clicando no botão "Cadastro Prod." ou então conferir e alterar os lotes caso sejam produtos controlados pela Anvisa. Caso todas as informações estejam corretas, basta clicar no botão "Sair". Observe:



Ao clicar em "Sair" todos os produtos serão exibidos na tela de movimentação, juntamente com seus valores e duplicadas. Para confirmar, basta clicar em "Ok" que a nota fiscal já estará cadastrada. Observe:



Caso a opção "Confirmar estoque via conferencia de nota cega" esteja marcada, o estoque ficará pendente até que seja feita a conferência das mercadorias quando as mesmas chegarem.



Clique aqui e saiba como utilizar a ferramenta de recebimento de mercadorias que impede furos em seu estoque!