Para configurar o PBM E-pharma, é necessário instalar o plugin do autorizador em todas as maquinas que serão utilizadas para passar venda de E-Pharma. Também é necessário alterar algumas preferências no caixa. Veja abaixo o passo a passo.


Observação Importante: o fluxo ideal é que a própria PBM instale e configure os programas necessários para o funcionamento, pois em algum momento pode ser necessário alguma configuração que não temos conhecimento.


Antes de iniciar os testes, lembre-se de verificar se as configurações de ponto (.) e vírgula (,) estão corretas no painel de controle.



Configurando o Caixa


Em Preferências (ALT + F11) > Complementos, coloque "Sim" nas opções "02.03.40-Utiliza PBM e-Pharma" e "02.03.41-Gerar Log dos processos e-Pharma". Clique em "Sair". Observe exemplo




Instalando o plugin do autorizador E-pharma


É necessário ter o plugin do E-pharma em todos os terminais e caixas que realizam transações do E-Pharma. Para baixar o instalador, basta acessar o site http://autorizador.epharma.com.br/ que automaticamente o site detecta que não tem o plugin instalado e sugere o download. Caso precise, o instalador está anexado neste artigo.



Configurando o plugin do autorizador E-pharma


Após a instalação do autorizador, é necessário configura-lo. na aba "Autenticação" informe o CNPJ e o número de licença (fornecido pelo E-pharma) e clique em "Validar". Observe:


Obs.: os números de licença podem ser obtidos enviando um email para suporte@epharma.com.br.. No corpo do e-mail informe por exemplo: Solicito 3 números de licença para o CNPJ 09.559.678/0001-83.





Na aba "Modo de Operação" clique em "Default" para que ele preencha os caminhos automaticamente, ou caso preferir, informe manualmente. Observe:




Na aba "Consulta Preço", marque a opção "Sem Tabela". Observe:




Após configurar o autorizador, o sistema estará pronto para transacionar. Faça as vendas teste de acordo com o manual em anexo (testes_epharma_cartoes.pdf).


Realizando Vendas Teste


Para realizar as vendas teste, informe primeiramente o produto, e após acesse o botão "PBM", navegue até a aba "E-Pharma" e informe os dados da autorização. Observe exemplo no caixa:





Após finalizar os testes, envie-os por e-mail para o e-pharma e aguarde a validação para a loja operar em modo de produção.