Antes de iniciarmos a emissão da nota, devemos verificar se há medicamentos controlados. Se for o caso, precisamos ter em mãos os dados do lote, vencimento, fabricação. São com essas informações que o sistema envia a movimentação para retirar os medicamentos do inventário da Anvisa (SNGPC).


Podemos conferir na caixa e no cadastro do produto, como na imagem abaixo:





Agora vamos a emissão. Aqui podemos dar baixa em qualquer produto, seja controlado ou não. Usaremos um computador com Certificado Digital e Uninfe configurado para emissão de NFe. Acesse o Admin Retaguarda, e vá em “Produtos > Movimentação > Movimentação”.

Será exibida a seguinte janela. 




Para notas de perdas utilizamos o CFOP 5927, esse CFOP é próprio para lançamentos de perdas, roubos e avarias. No campo fornecedor, devemos informar o cadastro da própria farmácia caso não possua uma empresa de recolhimento.



Agora, vamos incluir os produtos para realizar a baixa.



No campo produto, podemos usar o leitor de código de barras, buscar pelo nome ou código interno do produto. Em seguida informaremos a quantidade, lote, vencimento e fabricação. feito isso, basta clicar no botão “Incluir Item” para adicionar a nota.


Obs: Se houver dois ou mais lotes diferentes do mesmo produto, este deverá ser adicionado a lista novamente.


Após terminar o lançamento dos medicamentos basta apertar o botão “Mov” e em seguida em “OK”.





Se tudo foi feito corretamente, iremos entrar na tela de emissão da nota. Agora basta conferir se os dados estão todos preenchidos e clicar em “Gerar NF-e”.




Perfeito, agora basta aguardar o processamento e sua nota está pronta. Após a emissão, a seguinte mensagem será exibida. Basta confirmar com “Sim” para finalizar o processo.




Para conferir se o medicamento controlado foi realmente para lista de perdas, consulte em Produtos > Controlado > Perda. Aqui podemos alterar o motivo da saída para avaria, furto, entre outros motivos. 




A baixa dos controlados no inventário da Anvisa (SNGPC) será feita após o envio da movimentação do período em que foi gerada a nota.