Muitos clientes têm a necessidade de adquirir para si ou familiares a mesma medicação por longos períodos de suas vidas. O ciclo para refazer a medicação se dá em média a cada 60 dias e geralmente parte de uma nova solicitação do cliente.


Atualmente são poucas as farmácias que têm uma equipe constituída ou ao menos uma rotina implementada no setor de atendimento para realizar a atenção farmacêutica ativa de pacientes de uso contínuo, ou seja, relembrar o paciente que sua medicação está próxima do fim e uma nova solicitação deve ser feita para garantir que o medicamento chegue a tempo.


O cliente que deixou de ser abordado pró-ativamente pela farmácia para repor sua medicação, além de sujeito a interrupção no seu tratamento, está propenso a aproveitar a ocasião para realizar uma nova cotação entre as farmácias de sua confiança, podendo trocar de fornecedor, seja por preço ou por agilidade no atendimento.


Veja nesse artigo, como manter um pós venda eficiente, lembrando sempre ao seu cliente para não deixar o medicamento acabar.



Registrando as fórmulas de uso contínuo do cliente


Primeiramente, no Admin Retaguarda em Manipulação > Receitas, antes de concluir o pedido do cliente, marque a opção "Uso C.", assim, será aberto uma tela para que seja informado a posologia diária e o sistema calculará automaticamente a data da próxima compra. Clique em "Salvar" para gravar essa informação. Observe:



Após gravar a posologia de todas as fórmulas do cliente que são de uso contínuo, conclua a fórmula normalmente.



Relatório de clientes de uso contínuo


Para visualizar quais clientes estão próximos de precisar de reposição de suas fórmulas, acesse no Admin Retaguarda: Manipulação > Receitas > Listar. Selecione o relatório CLIENTES - Uso Contínuo, informe o período da próxima compra, e clique em listar novamente. Observe:



Veja exemplo do relatório: