1º Passo - Colocar as chaves das notas que foram enviadas pela contabilidade do EXCEL em um bloco de notas e colocar na área de trabalho do cliente.




2º Passo - Colocar os FXPs (IMPORTA_XML_MOVIMENTO.FXP) para as notas modelo 55 e o (IMPORTA_VENDA_XML.FXP) para as notas modelo 65 dentro da pasta Prosystem. (OBSERVAÇÃO: Esses FXPs alteram o estoque dos produtos, pois está sendo importado os XMLS tanto o FXP modelo 55 como 65.)


Caso não tenha os FXPs os mesmos estão no -> CRM - ARQUIVO - SUPORTE_TECNICO – PROCEDIMENTOS:

016_importa_xml_venda.rar

017_importa_xml_movimento.rar



3º Passo - Entrar no ADMIN > PRODUTOS > FISCAL > SPED. Preencher o período e a validade do mês e selecionar REG. EXTEMPORÂNEO para importação dos XMLS do BLOCOS DE NOTA. (PASSO 1)  



 


4º Passo - Selecionar o BLOCO DE NOTAS salvo na área de trabalho.:



Verificar o aviso informado pelo sistema: 


Reg. Importados – É a quantidade de XMLS importados;

Reg. Incluídos Anteriormente – É a quantidade de XMLS que já foram importados anteriormente;

Reg. Não encontrados no banco – É a quantidade de XMLS que não constam no BANCO.

 

Após a importação dos XMLS, os mesmos vão constar no banco na tabela registro_extemporaneo:




5º Passo - Após fazer a importação do bloco de notas, verificar no MYSQL FRONT quais XMLS não foram importados. Usar os seguintes comandos (OBSERVAÇÃO: EXECUTAR UM COMANDO DE CADA VEZ):


PARA XMLS MODELO 65:

select id from registro_extemporaneo where not exists(select 1 from total where total.id_nfe = registro_extemporaneo.id) and substring(id,21,2)=65;


PARA XMLS MODELO 55:

select id from registro_extemporaneo where not exists (select 1 from movimento_total where movimento_total.id_nfe = registro_extemporaneo.id) and substring(id,21,2)=55;  




6º Passo - Após a execução do comando verificar que o sistema mostrou quais os XMLS que não constam no banco no caso de MODELO 65, não constam na tabela TOTAL ou SAIDA, no caso de MODELO 55, não constam na tabela MOVIMENTO ou MOVIMENTO_TOTAL. 





7º Passo - Após verificar quais XMLS estão pendentes verificar na pasta local dos caixas os arquivos NFE para realizar a importação pelo FXP (PASSO 2). Caso não tenha os XMLS na pasta NFE baixar no site:


https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFESSL/DownloadXMLDFe


(OBSERVAÇÃO: XMLS com um período maior que 6 meses não é possível realizar o download no site. Verificar com a contabilidade como proceder)




8º Passo - Após encontrar ou baixar o XML, criar uma pasta e colocar dentro da Prosystem > (PASTA CRIADA) como no exemplo: 






9º Passo - A seguir entrar no ADMIN > SISTEMA > MANUTENÇÃO > SUPORTE executar um “DO?” e selecionar o FXP correspondente ao modelo do XML.





10º Passo: Selecionar a pasta criada para o sistema realizar a importação:




Após a importação dos XMLS gerar o sped fiscal e validar para envio. 




11º Passo - Após validar o SPED FISCAL verificar na aba de ESCRITURAÇÃO – DOCUMENTOS DE SAIDA as notas extemporâneas se estão constando no sped.