A Atenção Farmacêutica consiste em um conjunto de práticas de atividades específicas desenvolvidas pelo farmacêutico no contexto da Assistência Farmacêutica. Essa prática tem como foco central o paciente, a educação em saúde, a orientação farmacêutica e o registro sistemático de atividades a fim de buscar e obter resultados definidos e mensuráveis da resposta satisfatória ao tratamento medicamentoso com o objetivo de aumentar seus efeitos e identificar Problemas Relacionados a Medicamentos.


Para registrar todas essas informações, o software Prosystem disponibiliza essa ferramenta através do cadastro de clientes. Veja a seguir, como utiliza-la!


Obs.: anexo a este artigo, disponibilizamos um modelo padrão para que você possa começar a usar essa ferramenta imediatamente!



Como cadastrar as características que serão avaliadas no atendimento



Primeiramente devemos cadastrar as características que serão avaliadas / acompanhadas em cada paciente. Para isso, acesse no Admin Retaguarda: Auxiliares > Clientes > Características... A seguinte tela será exibida:





Para incluir uma nova característica, basta clicar em "Novo", informar a descrição, o tipo de dado e se essa característica será lançada periodicamente em todo os atendimentos do paciente. Em anexo, disponibilizamos uma tabela de característica padrão com alguns dados já cadastrados.



Cadastrando o cliente



O processo de cadastro de cliente é o mesmo já utilizado anteriormente. Para um cadastro mais completo, você pode também identificar o cliente através de foto. basta clicar no ícone da câmera e selecionar para abrir a câmera ou escolher uma imagem da galeria.





Como incluir um novo atendimento



Para acessar a tela de Atenção Farmacêutica, basta clicar em "Inf. Complementar Acompanhamentos", depois clicar em "Importar Grade" (Apenas na primeira consulta do paciente que será necessário importar grade) e por ultimo clicar em "Processa". A seguinte tela será exibida e estará pronta para iniciar um novo atendimento:




Para incluir um novo atendimento, basta clicar em "Novo Atendimento" e informar a data, atendente e descrição do atendimento.


Na grid inferior estão as características que cadastramos anteriormente (geralmente são características fixas sobre o paciente).


Na grid do canto superior direito da tela, estarão os procedimentos que marcamos como periódicos (aqueles que serão aferidos em todas consultas).


Logo abaixo teremos os itens que foram utilizados no atendimento, ou a medicação que foi indicada para o tratamento do paciente.


No campo histórico, podemos detalhar por exemplo, como está a evolução do paciente e se ele está respondendo bem ao tratamento.



Veja abaixo exemplo com as informações preenchidas:






Como imprimir a ficha de acompanhamento



Após realizado o atendimento, você pode imprimir a ficha de acompanhamento do paciente, com as informações que foram lançadas acima. Para isso, basta clicar em "Listar", informar o cliente, e clicar em listar novamente. Veja exemplo: