A finalidade do Backup é a recuperação de dados para restaurar informações em caso de perda dos arquivos originais, ou em caso de acidentes operacionais com os equipamentos. 


Na prática, o backup em nuvem permite que sua organização envie uma cópia dos dados do seu ambiente para a nuvem. Dessa forma, se os dados forem comprometidos, você poderá restaurar as informações e garantir a continuidade dos negócios.


No MEGAsync, o plano gratuito oferece um armazenamento de 20GB, com sincronização automática das pastas selecionadas, além de possuir upgrade para os planos PRO que possuem maior capacidade de armazenamento.


Inicialmente, o plano de 20GB atende perfeitamente a necessidade, devendo a loja deve possuir uma conta no MEGA, e posteriormente, caso necessário, migrar para um plano PRO. Caso tenha dúvidas, verifique o manual do mega anexado neste artigo.



Configurando o backup no Prosystem


Primeiramente devemos criar a pasta onde serão salvos os backups que serão enviados para a nuvem. Para isso, crie a pasta "backup_mega" dentro da pasta Prosystem no servidor.


Em seguida, acesse Sistema > Configurações, e em "Backup Destino:" informe o diretório da pasta "backup_mega". Observe:





Após isso, crie uma tarefa no agendador de tarefas, marque a opção "Diário" e defina o horário de início 40 minutos após o inicio do backup padrão do sistema (aquele que roda automaticamente a cada 3 horas). Exemplo: se o backup padrão começa as 08:00h, defina o início do backup mega às 08:40h. Observe:




Na guia "Ações", em argumentos coloque "2" para que o sistema salve os arquivos na pasta backup_mega. Observe:





Assim, sempre que o copy for executado, ele criará um arquivo zipado na pasta "backup_mega", que definimos para ser sincronizada na nuvem. Veja:





Feito isso, estamos prontos para configurar a sincronização na nuvem. Veja a seguir!



Instalando e configurando o MEGAsync


Instale o aplicativo para desktop no servidor. Faça login no aplicativo, e nas configurações abaixo, selecione "Sincronização Seletiva":



ATENÇÃO, por padrão, crie um e-mail para a loja com a finalidade de monitorarmos o backup no seguinte formato:


Formato Padrão de e-mail: (bkploja"cnpj"@gmail.com)

Exemplo: bkploja09559678000183@gmail.com


Senha padrão do e-mail: Pro@2048




Marque "Sincronização Seletivae prossiga:






Na próxima tela, em "Pasta Local", selecione a pasta backup_mega do sistema.


Em "Pasta no Mega", selecione a pasta no Mega que receberá os arquivos de backup. Como padrão, clique em "Nova Pasta", e crie uma pasta chamada "backup_prosystem":



 


As configurações devem ficar dessa forma:





Após concluir, os arquivos de backup serão sincronizados automaticamente.






Observações importantes!


Para um melhor desempenho e aproveitamento do espaço do Megasync, sugerimos configurar para remover os arquivos com mais de 5 dias, e desmarque a opção "Ativar o Controle das versões de arquivos". Veja: