O Siproquim (Sistema de Informações sobre Produtos Químicos) é um sistema mantido pela Polícia Federal do Brasil, criado para controlar e fiscalizar a produção, o uso e o comércio de produtos químicos que possam ser utilizados na fabricação ilícita de drogas. 


As farmácias de manipulação também precisam se adequar ao Siproquim, caso utilizem substâncias químicas controladas pela Polícia Federal, conforme a Lei nº 10.357/2001 e suas portarias complementares (como a Portaria MJSP nº 240/2019). 


Nem toda farmácia de manipulação precisa do Siproquim — somente aquelas que trabalham com substâncias incluídas nas listas de controle da PF. 


Materiais Auxiliares:

Clique aqui e assista aos tutoriais do Siproquim2

Anexo I - Lista dos Produtos Químicos Controlados



Preenchendo o cadastro das substâncias


Primeiramente, acesse Auxiliares > Genéricos, procure pela substância que é controlada pelo Siproquim, e marque o checkbox "Siproquim". Caso não tenha cadastro, clique no botão "Novo" e cadastre a substância. Veja exemplo:




Após isso, acesse Produtos > Cadastro, procure pelo insumo desejado, e na aba 2-Dados Gerais, preencha o campo "genérico", de acordo com o que foi ajustado no procedimento anterior. Veja exemplo:





A densidade da Polícia Federal de cada substância, deve ser informada na aba 4-Dicionario/Lote/Grade. Clique no botão "Editar" e preencha as informações. Veja exemplo:





Este mesmo campo, também pode ser previamente preenchido na entrada de nota:







Listando os relatórios de Conferência


Para listar os relatórios de Entradas e Saidas das substâncias controladas pelo Siproquim, acesse: Manipulação > Receitas > Listar, selecione o relatório desejado e informe o período, de acordo com o exemplo abaixo




Exemplo de relatório de Entradas:




Exemplo de relatório de Saídas: