Envie seus pedidos de compra automaticamente para o fornecedor! Assim você economiza tempo e garante uma maior confiabilidade no processo de compras. Primeiramente devemos atribuir a cada produto o dicionário (código do fornecedor). Após isso, vamos configurar os diretórios onde os arquivos serão criados. E por fim, faremos a transmissão de um pedido de compra. Veja a seguir o passo a passo.


Importando o dicionário de produtos da PanPharma


Primeiramente devemos atribuir a cada produto o dicionário (código do fornecedor). Para isso, acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Atualização Preços/Dic. Siga as instruções abaixo:


  • Informe o Fornecedor;
  • Em importar, marque a opção "Dicionário";
  • No rodapé da tela, informe o caminho do arquivo dicionario.txt (disponível nos anexos desse artigo);
  • Em Referência informe: 7, 13;
  • Em Dicionário informe 1, 6;
  • Clique em "Importar" e aguarde até que apareça a mensagem conforme a imagem abaixo:




Configurando os diretórios e parâmetros para o pedido eletrônico PanPharma


Antes de mais nada, é necessário que o programa de pedido eletrônico da Panpharma já esteja instalado. É obrigatório que a instalação esteja no diretório: C:\Epan\. Caso a instalação esteja em Arquivos de Programas, basta copiar a pasta Epan para o Disco C:\. (Lembre-se de colocar dentro da pasta Epan, o arquivo panpharma.bat em anexo).


Após importar o dicionário, vamos definir os diretórios onde os arquivos de pedido e retorno serão criados.  Para isso acesse no Admin Retaguarda: Produtos > Movimentação > Movimentação. Informe o fornecedor "Panpharma" e clique em "Eletrônico". Ao clicar em eletrônico, informe os seguintes dados conforme imagem abaixo:


  • Faturamento informe 1;
  • No campo código informe o código do cliente na PanPharma (essa informação pode ser encontrada em alguma nota fiscal);
  • Layout informe Panpharma;
  • Marque a opção utiliza dicionário;
  • Em programa, informe o caminho do panpharma.bat (disponível nos anexos desse artigo) exatamente como no exemplo abaixo;
  • Em Arq. Envio, informe o diretório conforme imagem abaixo. Caso não tenha a pasta ENVIO, basta criar;
  • Em Arq. Retorno, informe o diretório conforme imagem abaixo. Caso não tenha a pasta RETORNO, basta criar;
  • Após preencher todas as informações, clique em "Salvar" e a configuração do Admin está concluída.





EXTRA: Configuração do Comunicador Panpharma


Caso precise refazer ou configurar o comunicador da Panpharma, basta abrir o programa digitador da Panpharma, e clicar em "Comunicador" no campo superior. Veja imagem:



Na próxima tela clique em "Configurações (F7)". Observe:



Na tela seguinte, informe as configurações de acordo com o exemplo abaixo. Basta fazer as alterações e clicar em "Salvar". Os diretórios e máscaras devem estar idênticos ao exemplo:




Como gerar um pedido de compra e transmiti-lo automaticamente para a PanPharma


Para transmitir um pedido de compra para a Panpharma, basta lançar os produtos em Produtos > Movimentação > Movimentação. Você também pode optar para que o sistema gere uma sugestão de compra baseado no estoque mínimo. Caso ainda não saiba fazer a sugestão de compras automaticamente, clique aqui!


Atenção.: é necessário executar o admin.exe como "Administrador" para que nenhum erro ocorra na transmissão do pedido eletrônico.


Após montar o pedido na tela, informe no campo fornecedor: "Panpharma", clique no botão "Eletrônico", marque a opção "Envio" e clique em "Ok". A seguinte tela será exibida:



Deixe marcado a opção "PEDIDO" e clique em "CONECTAR". O progresso da transmissão do arquivo e download do retorno do pedido será exibido na barra inferior dessa tela. 


Após aparecer a mensagem "Arquivo de retorno recebido com sucesso!", feche a tela do comunicador Panpharma, marque a opção "Retorno" e clique em "Ok". Veja:




Após clicar em Ok, o arquivo de retorno será processado e os produtos atendidos pelo fornecedor nesse pedido ficarão marcados. Assim, você pode clicar em "Excluir", que os produtos não atendidos continuarão na tela para que você possa fazer o pedido para outro fornecedor.